28/03/2009

O caótico e o solitário em Não Estou Lá


Tendo em seus seis protagonistas o mesmo personagem - Bob Dylan -, o longa de Todd Haynes - Não Estou Lá - resgata as sensações e os sentimentos do famigerado cantor ao longo de sua vida e carreira, num exercício de direção estupendo.

Em contrapartida à maior parte das cinebiografias, Haynes opta por trazer uma visão extremamente pessoal do seu objeto, trazendo seis atores para encarnar uma de suas facetas: Cate Blanchett, Heath Ledger, Christian Bale, Richard Gere, Marcus Carl Franklin e Ben Wishaw. Mas uma unidade procura trazer o sentido de sua empreitada: mesmo que Dylan prossiga em diversas verdades ao longo de sua carreira, talvez o que o mantenha seguindo seja sua busca solitária pelo caos.Não pela desordem no mundo, mas a consciência da necessidades de mudança nesse mundo.

A impossibilidade de manter uma ordem no seu universo, Dylan procurava mudar as pessoas ao se expressar para elas, ao explodir de dentro de si tantos sentimentos e atitudes - por vezes, contraditórios. Haynes, através de seus roteiro e edição complexos, leva seu espectador talvez ao mesmo universo de seu protagonista - ao mesmo tempo como documentário, como musical, como drama biográfico ou histórico.

Nesse trabalho, um diretor e um personagem encontram-se e dialogam entre si, deixando talvez um pouco sua solidão, mas investindo no seu caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário